Ações nas Escolas


O Festival de Curtas sempre comemora a parceria com as principais escolas de audiovisual do Brasil, que enviam seus filmes para a mostra Cinema em Curso e para os programas estudantis na Mostra Brasil, além de participarem de várias atividades e ações propostas por nós. Confira a seguir a programação deste ano:

VISIONAMENTO EM CURSO

A cada ano, a Associação Cultural Kinoforum busca incorporar novos olhares à seleção dos filmes. Para isso, além de compor seu comitê de seleção com convidados dos mais diversos, também convida estudantes e recém-formados que participaram de outras atividades nas últimas edições para assistir alguns dos filmes em processo de seleção e registrar suas opiniões. Este ano, participaram alunos de 10 instituições de ensino e o nome dos participantes podem ser conferidos na ficha técnica do Festival, na página 171.

PROGRAMAÇÃO EM CURSO

Sessões de até 80 minutos, seguidas de debate, com curadoria dos filmes feita por alunos das escolas a partir dos filmes selecionados para a Mostra Brasil – e exibidos nas próprias instituições de ensino durante o período do Festival.Este ano, os alunos levam para seus colegas a programação do Festival com seus próprios olhares, em sessões realizadas em diversas regiões de São Paulo - na cidade, participam da atividade ECA-USP, Universidade São Judas, Universidade Anhembi-Morumbi, Academia Internacional de Cinema (AIC), FAAP, Senac Santo Amaro, ETEC Roberto Marinho, FIAM FAAM.
Em outras cidades do estado, participam alunos da UFScar, UNICAMP, Escola Livre de Cinema e Vídeo (ELCV), CAV São Bernardo. As datas das exibições poderão ser consultadas no site do Festival.

MAKING OF

Uma equipe do curso de Comunicação e Multimeios da PUC de São Paulo estará acompanhando e gravando toda a programação do 30º Festival de Curtas para produzir o making of. Sempre sob a supervisão da equipe docente da escola, os alunos fazem entrevistas, documentam o público e a equipe em ação. O resultado ficará disponível no site do Festival após o encerramento.

NOITE DE KINO

As 11 escolas parceiras do Estado de São Paulo indicam um grupo de alunos para participar dessa gincana de realização. Tudo começa às 8h30 do sábado, dia 24, com um café da manhã. Os participantes se encontram e recebem o tema, que serve de inspiração para suas produções, e depois saem para realizar os projetos, que são por eles apresentados e exibidos na noite de 26 de agosto, na Cinemateca Brasileira. A exibição é gratuita e aberta ao público e os filmes serão reprisados no dia 28 de agosto, às 18h, no Museu da Imagem e do Som.

26 DE AGOSTO [SEG] - 20h - CINEMATECA

28 DE AGOSTO [QUA] - 18h – MIS

MONITORIA

Uma equipe de 40 monitores trabalham em nossas salas de exibição ou na base de produção do Festival, apoiando realizadores, público e equipe para que tudo aconteça com a maior qualidade e facilidade possíveis. Recebemos candidatos das mais diversas universidades e de todas as idades. É uma excelente oportunidade para que os estudantes sejam introduzidos ao ambiente de um festival audiovisual, acompanhando diretores e produtores de vários países, além do atendimento ao público. Os participantes recebem uma pequena ajuda de custo e acesso facilitado a toda a programação.

INSTITUIÇÕES DE ENSINO PARCEIRAS

ACADEMIA INTERNACIONAL DE CINEMA
CENTRO AUDIOVISUAL DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E ARTES DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
ESCOLA LIVRE DE CINEMA E VÍDEO (ELCV) DE SANTO ANDRÉ
ETEC JORNALISTA ROBERTO MARINHO
FACULDADE ARMANDO ALVARES PENTEADO (FAAP)
FACULDADE CÁSPER LÍBERO
FIAM FAAM
INSTITUTO CRIAR
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUC-SP)
SENAC SANTO AMARO
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)
UNIVERSIDADE SÃO JUDAS

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Agosto
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 01
Setembro
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
26 27 28 29 30 31 01
Cadastre-se e receba novidades do Festival