Atividades Paralelas

O Festival de Curtas apresenta uma série de atividades que acontecem fora do circuito das salas de exibição oficiais.Atividades formativas em parceria com escolas de audiovisual e voltadas a jovens realizadores, encontros, debates e masterclasses com convidados nacionais e estrangeiros, lançamentos de livros, happy hours e apresentações de programas especiais em escolas da rede municipal de São Paulo são algumas dessas atividades, detalhadas em cada programação.  
Os Kinoforum Labs reúnem duas iniciativas diferentes voltadas ao desenvolvimento, difusão e comercialização de curtas-metragens, com ações de capacitação técnica, masterclasses e workshops. Em um espaço especialmente criado na Cinemateca Brasileira para a atividade. A participação acontece mediante inscrições prévias já realizadas e conta com o apoio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Confira a seguir as atividades propostas:

CURTA PROJETOS

É um laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais de curta-metragem que ocorre durante o Festival. Conta com atividades em diferentes eixos de trabalho, nas áreas de Roteiro e Direção, Produção e Promoção e Difusão. Cada área é coordenada por um especialista que trabalha com os participantes em seus projetos de forma coletiva, compartilhando sua experiência e apontando as características essenciais de cada projeto.

Programação

Dia 1

26 DE AGOSTO [SEG] – 9H30 ÀS 13H00 – APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS E WORKSHOP DE ROTEIRO/DIREÇÃO, COM CARLA GALLO

Dia 2

27 DE AGOSTO [TER] – 9H30 ÀS 13H00 – WORKSHOP DE PRODUÇÃO, COM DANIEL SANTIAGO

Dia 3

28 DE AGOSTO [QUA] – 9H30 ÀS 13H00 – WORKSHOP DE PROMOÇÃO, DIFUSÃO E ACESSIBILIDADE, COM REBECA MAFRA, COM PARTICIPAÇÃO DE DEBORAH JANINI

CARLA GALLO

Desenvolve o projeto de longa-metragem documentário "Para o meu vizinho de sonhos", contemplado pelos editais Prodav/FSA e Doctoring/Spcine. Realizou Graduação e Mestrado na ECA-USP, na área de Audiovisual, e desde então atua na direção, criação de roteiros e produção de documentários para Cinema, Vídeo e TV.É co-roteirista da série "Angeli, the Killer”, primeira e segunda temporadas (Canal Brasil/FSA). Realizou os longas "Assim é, se lhe Parece" e "O Aborto dos Outros". Dirigiu, produziu e roteirizou “Meninas”, "Tom Zé ou Quem irá colocar uma dinamite na cabeça do século?".

DANIEL SOLÁ SANTIAGO

Autodidata, o produtor e documentarista possui uma larga experiência na área audiovisual, desde produções de vídeos internos institucionais e peças publicitárias à participação em produções de filmes de longa-metragem, tais como “Eles não usam Black Tie”, “Pixote”, “Carandiru”, “The Emerald Forest”, entre outros. Dirigiu e produziu os documentários de longa-metragem “Família Alcântara”, “Coração do Brasil" e "Ecos do Teatro Experimental do Negro".

REBECA MAFRA

Jornalista formada pela PUC-Rio, teve passagem por produtoras de vídeo, agências de publicidade e canais de televisão. Especializada em curadoria e programação, com foco no cinema brasileiro e latino-americano, fez parte da equipe do canal GNT e da TV Globo. Em 2010, começou a trabalhar no Canal Brasil avaliando e negociando conteúdo brasileiro e internacional. Atualmente integra a equipe de Aquisição de Conteúdo, sendo responsável pela avaliação de formatos, interface com produtores e distribuidores, negociação e elaboração de contratos de licenciamento e representação do Canal Brasil em rodadas de negócios, pitchings e festivais de cinema.
Os Kinoforum Labs reúnem duas iniciativas diferentes voltadas ao desenvolvimento, difusão e comercialização de curtas-metragens, com ações de capacitação técnica, masterclasses e workshops. Em um espaço especialmente criado na Cinemateca Brasileira para a atividade. A participação acontece mediante inscrições prévias já realizadas e conta com o apoio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). 

É orientado às realizadoras de filmes de curta-metragens selecionados para esta edição do Festival de Curtas que tenham projetos para desenvolvimento de seu primeiro longa-metragem a ser exibido publicamente, buscando fortalecer seu projeto em um encontro com especialistas.

Neste ano, a edição do laboratório é destinada exclusivamente às realizadoras mulheres (cis ou trans) com filmes selecionados para o Festival. O objetivo é fomentar a produção cinematográfica realizada por mulheres no Brasil. 

Confira a seguir as atividades propostas:


Programação

Dia 1

26 DE AGOSTO [SEG] – 14H00 ÀS 18H00 – APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS E WORKSHOP DE ROTEIRO/DIREÇÃO, COM LÍVIA PEREZ

Dia 2

27 DE AGOSTO [TER] – 14H00 ÀS 18H00 – WORKSHOP DE PRODUÇÃO, COM MINOM PINHO

Dia 3

28 DE AGOSTO [QUA] – 14H00 ÀS 18H00 – WORKSHOP DE PROMOÇÃO, DIFUSÃO E ACESSIBILIDADE, COM BARBARA STURM, COM PARTICIPAÇÃO DE DEBORAH JANINI

LÍVIA PEREZ

Cineasta, produtora e pesquisadora. Dirigiu "Lampião da Esquina" (2016) e "Quem matou Eloá?" (2015), premiado e exibido em diversos festivais. Produziu a animação "Carne" (dir. Camila Kater, 2019). Foi curadora e organizadora das mostras O Cinema de Margarethe Von Trotta e Cineclube das Outras além de ter participações nos comitês de seleção do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo e Festival Mix Brasil de Diversidade. Atualmente desenvolve pesquisa de doutorado em Meios e Processos Audiovisuais na ECA-USP.

MINOM PINHO

Sócia-diretora da Casa Redonda, atua nos setores de arte e cultura como produtora, consultora, conferencista e pesquisadora. Assina a concepção, planejamento e produção de filmes, exposições e plataformas criativas, incluindo desenho e gestão de fundos de investimento cultural privado para empresas. Produz filmes, séries e documentários. Dedica-se à concepção e gestão de plataformas criativas de alavancagem de novos talentos e novos negócios no setor artístico e audiovisual. Ministra cursos e palestras sobre empreendedorismo criativo e gestão cultural em todo o Brasil.

BARBARA STURM

Atua no mercado de comercialização de filmes desde 2007. Formada em cinema e com pós-graduação em Mobilização Digital, participou dos programas internacionais de especialização em distribuição de filmes. Atuou como programadora do Cine Belas Artes por quatro anos e como diretora da distribuidora Pandora Filmes, responsável pela aquisição e estratégia de lançamento no Brasil de 34 filmes brasileiros e internacionais. No início de 2017 assumiu como diretora de conteúdo na distribuidora e agente de vendas internacionais Elo Company.

30 DE AGOSTO (SEX) – 9h30 às 12h30 - CINEMATECA
PITCHING PARA JURADOS E PREMIAÇÃO

Os participantes dos workshops do Festival apresentam seus projetos aos players em pitchings de até 10 minutos. Confira os prêmios no site www.kinoforum.org
MASTERCLASS: Narrativas e direção
22 DE AGOSTO [QUI] - 20h - CINEMATECA

O diretor Jorge Furtado completa 60 anos e seu curta-metragem mais conhecido e premiado “Ilha das Flores” chega aos 30 anos. O diretor conversa com a plateia sobre sua obra e o formato curta, em sua ampla experiência de narrativas e direção. 

PALESTRA: Como escrever um roteiro para games?
23 DE AGOSTO [SEX] - 14h às 15h30 - CINEMATECA

Mediação de Pedro Falcão
Três profissionais da indústria de games e narrativas imersivas abordam a produção de um roteiro para jogos a partir de suas experiências. Maíra Testa, game designer na Rogue Snail, falará de sua experiência como roteirista freelancer de projetos como "DeMagnete VR" da BitCake Studio. Bárbara Framil, designer de narrativas na Arvore Immersive Experiences, aborda o game em Realidade Virtual “Pixel Ripped 1995”. Mariana Brecht, designer de narrativas na Arvore Immersive Experiences, fala sobre os projetos “A Linha” e “Y.U.K.I.”.  

MASTERCLASS: Audiovisual Multidisciplinar
23 DE AGOSTO [SEX] - 20h - CINEMATECA

Bárbara Wagner (Brasília, 1980) e Benjamin de Burca (Munique, 1975) desenvolvem uma prática colaborativa com aqueles que eles retratam. Seus filmes tomam a forma de musicais que desafiam convenções de gênero à medida em que as dimensões ficcionais e documentais tornam-se híbridas para instaurar um terceiro território de linguagem. A dupla participa de festivais em todo o mundo. 

MASTERCLASS: Novas tecnologias criam novas narrativas. Onde estamos e para onde vamos?
24 DE AGOSTO [SÁB] - 14h00 às 15h30 - CINEMATECA 

O diretor e videomaker Tadeu Jungle aborda as novas tecnologias imersivas e sua aplicação em obras documentais. 

PALESTRA: Internet das Coisas ou as Coisas da Internet: como nos preparamos para essa transformação digital?
24 DE AGOSTO [SÁB] – 16h00 às 17h00 - CINEMATECA

O economista Marcelo Goldstein, da Ericsson, discute a tecnologia e sua influência nas relações humanas, transformando a mobilidade, o acesso às informações e consequentemente as relações de trabalho. Internet das Coisas, 5G, Inteligência Artificial, Machine Learning, são alguns exemplos dessas transformações. 

MESA: Dicas de acessibilidade para obras cinematográficas - A consultoria PCD no processo de criação do curta-metragem
24 DE AGOSTO [SÁB] - 17h30 às 18h30 - CINEMATECA

Uma conversa descontraída com alguns dos mais reconhecidos profissionais de acessibilidade na esfera artística do Brasil.Mediação: Alexandre Ohkawa - Diretor do Conselho da Associação de Surdos do Estado de SP e Deborah Janini - consultora de acessibilidade do 30º Festival de Curtas.

Integrantes: Ingrid Morais - advogada especialista em Gestão Cultural, Direito do Entretenimento e Mídia; Lilian Olah - coordenadora da área de tradução da empresa Ponte Libras e Arte e Lívia Motta - diretora e audiodescritora da empresa Ver com Palavras. 

MESA: Difusão do curta em festivais internacionais
25 DE AGOSTO [DOM] – 11h00 às 13h00 - CINEMATECA

Mediação: Zita CarvalhosaO Guia Kinoforum de Festivais completa 20 anos e convida os curadores internacionais Calmin Borel (Clermont-Ferrand ISFF, França), Herbert Schwarze (Oberhausen ISFF, Alemanha),Juhani Alanen (Tampere FF, Finlândia), Karen Black (S. Maria da Feira, Portugal) e Sanghoon Lee (Busan ISFF, Coreia) para falar sobre a importância dos festivais internacionais na difusão dos curtas-metragens.

PALESTRA: De Platão à Inteligência Artificial
26 DE AGOSTO [SEG] - 14h00 às 15h30 - CINEMATECA

Das sombras projetadas na parede da caverna e analisadas por Platão há 2,5 mil anos até a inteligência artificial, a relação humana com as imagens e a tecnologia mudou muito. François Serre é diretor do "Courant 3D", festival de imersão e interatividade de Angoulême e curador de "Novas tecnologias/novas histórias" para diferentes festivais, incluindo o Festival de Clermont-Ferrand e o Berlin Interfilm. Trabalha como professor especializado em música clássica e documentário, e também como diretor de curtas-metragens e documentários. Regularmente realiza missões de treinamento em escolas de cinema nos Estados Unidos, África e Ásia.

CINEMA DA VELA: O curta-metragem como espaço de experimentação
CINESESC - 27 de agosto [TER] - 19h30

O Cinema da Vela, tradicional evento promovido pelo CineSesc mensalmente, acontece dentro do Festival de Curtas em agosto. O evento abordará a questão do curta-metragem e sua trajetória enquanto espaço de experimentação. A mesa contará com a participação de Patrícia Moran, professora titular do curso de Audiovisual da ECA-USP e de Laís Bodanzky, cineasta e diretora-presidente da Spcine.

O Festival de Curtas sempre comemora a parceria com as principais escolas de audiovisual do Brasil, que enviam seus filmes para a mostra Cinema em Curso e para os programas estudantis na Mostra Brasil, além de participarem de várias atividades e ações propostas por nós. Confira a seguir a programação deste ano:

VISIONAMENTO EM CURSO

A cada ano, a Associação Cultural Kinoforum busca incorporar novos olhares à seleção dos filmes. Para isso, além de compor seu comitê de seleção com convidados dos mais diversos, também convida estudantes e recém-formados que participaram de outras atividades nas últimas edições para assistir alguns dos filmes em processo de seleção e registrar suas opiniões. Este ano, participaram alunos de 10 instituições de ensino e o nome dos participantes podem ser conferidos na ficha técnica do Festival, na página 171.

PROGRAMAÇÃO EM CURSO

Sessões de até 80 minutos, seguidas de debate, com curadoria dos filmes feita por alunos das escolas a partir dos filmes selecionados para a Mostra Brasil – e exibidos nas próprias instituições de ensino durante o período do Festival.Este ano, os alunos levam para seus colegas a programação do Festival com seus próprios olhares, em sessões realizadas em diversas regiões de São Paulo - na cidade, participam da atividade ECA-USP, Universidade São Judas, Universidade Anhembi-Morumbi, Academia Internacional de Cinema (AIC), FAAP, Senac Santo Amaro, ETEC Roberto Marinho, FIAM FAAM.
Em outras cidades do estado, participam alunos da UFScar, UNICAMP, Escola Livre de Cinema e Vídeo (ELCV), CAV São Bernardo. As datas das exibições poderão ser consultadas no site do Festival.

MAKING OF

Uma equipe do curso de Comunicação e Multimeios da PUC de São Paulo estará acompanhando e gravando toda a programação do 30º Festival de Curtas para produzir o making of. Sempre sob a supervisão da equipe docente da escola, os alunos fazem entrevistas, documentam o público e a equipe em ação. O resultado ficará disponível no site do Festival após o encerramento.

NOITE DE KINO

As 11 escolas parceiras do Estado de São Paulo indicam um grupo de alunos para participar dessa gincana de realização. Tudo começa às 8h30 do sábado, dia 24, com um café da manhã. Os participantes se encontram e recebem o tema, que serve de inspiração para suas produções, e depois saem para realizar os projetos, que são por eles apresentados e exibidos na noite de 26 de agosto, na Cinemateca Brasileira. A exibição é gratuita e aberta ao público e os filmes serão reprisados no dia 28 de agosto, às 18h, no Museu da Imagem e do Som.

26 DE AGOSTO [SEG] - 20h - CINEMATECA

28 DE AGOSTO [QUA] - 18h – MIS

MONITORIA

Uma equipe de 40 monitores trabalham em nossas salas de exibição ou na base de produção do Festival, apoiando realizadores, público e equipe para que tudo aconteça com a maior qualidade e facilidade possíveis. Recebemos candidatos das mais diversas universidades e de todas as idades. É uma excelente oportunidade para que os estudantes sejam introduzidos ao ambiente de um festival audiovisual, acompanhando diretores e produtores de vários países, além do atendimento ao público. Os participantes recebem uma pequena ajuda de custo e acesso facilitado a toda a programação.

INSTITUIÇÕES DE ENSINO PARCEIRAS

ACADEMIA INTERNACIONAL DE CINEMA
CENTRO AUDIOVISUAL DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E ARTES DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
ESCOLA LIVRE DE CINEMA E VÍDEO (ELCV) DE SANTO ANDRÉ
ETEC JORNALISTA ROBERTO MARINHO
FACULDADE ARMANDO ALVARES PENTEADO (FAAP)
FACULDADE CÁSPER LÍBERO
FIAM FAAM
INSTITUTO CRIAR
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUC-SP)
SENAC SANTO AMARO
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)
UNIVERSIDADE SÃO JUDAS
O Circuito SPCine é um projeto que leva a experiência do cinema a diversas regiões da capital paulista, a partir da modernização das salas de exibição já existentes e com a criação de uma programação regular nesses locais.Os locais foram escolhidos para garantir o acesso a regiões não atendidas ou pouco atendidas por salas comerciais de cinema, com equipamentos da Prefeitura de São Paulo. Este ano, as sessões especiais do Festival acontecem no CEU Vila Atlântica, CEU Caminho do Mar e CEU Perus. 

PROGRAMAÇÃO

22 DE AGOSTO [QUI] - 17h00 - INFANTIL 1
25 DE AGOSTO [DOM] - 17h00 - INFANTIL 2
28 DE AGOSTO [QUA] - 17h00 - FILMES DE CRIANÇAS PARA CRIANÇAS
A cada ano, o Festival de Curtas amplia as possibilidades de acessibilidade aos nossos espectadores. Este ano, preparamos a seguinte programação, com recursos de acessibilidade para portadores de deficiência auditiva e visual: 

SESSÕES

21/8 - 20H30 - CINESESC - SESSÃO DE ABERTURA
22/8 - 15H00 - CINESESC - SESSÃO DE ABERTURA 23/8 - 15H00 - CINE OLIDO - OFICINAS KINOFORUM 123/8 - 17H00 - CINE OLIDO - MOSTRA COMPETITIVA 324/8 - 15H00 - CINEMATECA BNDES - PROGRAMA INFANTIL 1
24/8 - 19H00 - CINEMATECA BNDES - MOSTRA BRASIL 4
24/8 - 21H00 - CINEMATECA BNDES - MOSTRA COMPETITIVA 3
01/9 - 15H00 - CCSP - PROGRAMA INFANTIL 1
01/9 - 17H00 - CCSP - OFICINAS KINOFORUM 1


PALESTRAS

23/8 - 14H00 - CINEMATECA PETROBRAS - GAMES
24/8 - 14H00 - CINEMATECA PETROBRAS - TADEU JUNGLE
24/8 - 16H00 - CINEMATECA FOYER - ATIVIDADE INFANTIL
24/8 - 16H00 - CINEMATECA PETROBRAS - TECNOLOGIA DAS COISAS24/8 - 17H30 - CINEMATECA PETROBRAS - ACESSIBILIDADE
26/8 - 14H00 - CINEMATECA PETROBRAS - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A programação acessível conta com a consultoria de Deborah Janini. 
Todos os dias, das 18h às 19h horas, no saguão da Sala BNDES da Cinemateca Brasileira, o Festival convida você para nosso happy hour, uma hora de atividades culturais e encontros. Confira!

22 de agosto [qui]
SERIGRAFIA E LAMBE-LAMBE COM A EQUIPE DA AMARELO GRÁFICO
A equipe responsável pela ambientação do Festival de Curtas pilota ao vivo a impressão de serigrafias e lambe-lambes a partir da arte do Festival. Traga sua camiseta e objetos e leve um pouco do Festival para casa!

23 de agosto [sex]
CINEMA AO LONGO DO TEMPO: LANÇAMENTO DE LIVROS
Mr. Babenco – Solilóquio de dois sem um, de Hector Babenco e Bárbara Paz, Ed. Nós. Sessão com autógrafos com a autora e atriz Bárbara Paz
Cinefilia crônica: comentários sobre o Cinema de Invenção, de Donny Correia
Zilda Mayo para os íntimos, de Zilda Mayo.

24 e 25 de agosto [sáb e dom] - das 15h às 22h

BANCA DE PUBLICAÇÕES INDEPENDENTES
Durante o fim de semana, a Cinemateca recebe uma banca de editoras independentes, com a venda de livros de várias editoras.

25 de agosto [dom]

LANÇAMENTO DE PUBLICAÇÕES INDEPENDENTES
Lançamento da revista paraibana Expectação - Cinema Instantâneo, de Tiago A. Neves, Ricardo Peres, Antonio Fargoni, Hipolito Lucena e Nivaldo Rodrigues, e do livro de Minas Gerais Diversidade na Animação Brasileira, de Sávio Leite.

27 de agosto [ter]
ZINES E LIVROS FEMINISTAS
Divinas, de Mary Cobra
Cartografias do Desapego, de Xulia Doxagui
Minúscula, de Julia Leite
Com pocket show de Marina Melo

Durante o Festival

Uma pioneira da videoarte, Lúcia Avancini, que faleceu em dezembro passado, receberá uma homenagem durante o Festival de Curtas. Imagens de seus trabalhos serão exibidos no monitor da Sala Petrobras da Cinemateca Brasileira, com obras que mostram sua atuação na experimentação e na apropriação de materiais em suas múltiplas possibilidades plásticas e visuais.

Depois das sessões

O Festival de Curtas preparou uma programação imperdível para quem quer esticar depois das sessões nas salas de cinema.Não perca!

23 de agosto [sex] - 22h00 

JAZZ E BURLESCO
Apresente sua credencial na porta para não pagar consumação.
Cabaret da Cecília: R. Fortunato, 35 - Santa Cecilia

24 de agosto [sáb] - 19h30 - Cinemateca Brasileira
18 ANOS DAS OFICINAS KINOFORUM.
Comemoração dos 18 anos das Oficinas Kinoforum. Entrada gratuita.

26 de agosto [seg] - 22h00

NOITE DE KINO
Entrada livre, noite dançante.
Z Largo da Batata: Av. Brig. Faria Lima, 724

29 de agosto [qua] - 22h00 

FESTA DOMINATRIX
Música ambiente e atrações da casa. Apresente sua credencial na porta e tenha entrada gratuita.
Dominatrix: Rua Fernando de Albuquerque, 298

30 de agosto [SEX] - 22h00 - Cinemateca Brasileira

FESTA DE ENCERRAMENTO
Após a sessão de premiação, a tradicional festa de encerramento do Festival de Curtas. Entrada gratuita. 
Em dois dias inteiros de encontros – 24 e 29 de agosto – o Festival de Curtas volta a reunir convidados nacionais e estrangeiros para discutir a viabilidade comercial do audiovisual em curta-metragem. O Curta & Mercado – Encontro de Profissionais sobre a Comercialização de Conteúdos Audiovisuais de Curta Duração inclui rodadas de negócios entre agentes, realizadores e players que exibem e licenciam o formato, e também traz realizadores, curadores e produtores para conversar sobre sua experiência no mercado. O evento conta com o financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

PROGRAMAÇÃO

SEMINÁRIO DE ABERTURA:
Com o convidado internacional coreano Sanghoon Lee

24 DE AGOSTO (SÁB) - 11h às 13h00

CINEMATECA SALA PETROBRAS
O programador do Festival Internacional de Curtas Metragens de Busan, na Coreia do Sul, um dos festivais de cinema mais importantes da Ásia, aborda a produção coreana, os curtas mais famosos e prêmios conquistados pelo país, além da  importância dos festivais e mercados para networking e difusão do curta-metragem em diversas plataformas.
Sanghoon Lee é professor da Universidade Nacional de Chonnam e da Universidade National de Chonbuk, na Coreia do Sul. Especialista no campo do cinema e das artes audiovisuais, já atuou como programador em diversos eventos e instituições.


APRESENTAÇÃO DE PLAYERS DO MERCADO
 

29 DE AGOSTO (QUI) – 11h às 13h
CINEMATECA SALA PETROBRAS

Agentes de mercado, distribuidores e canais de TV expõem seus cases, demandas e dinâmicas de comercialização de conteúdos de curta duração. 

RODADAS DE NEGÓCIOS

29 DE AGOSTO (QUI) – 14h às 18h
CINEMATECA ANEXO SALA BNDES

Reuniões entre produtores e realizadores do formato curta e players convidados. É necessário fazer pré-agendamento.


CONHEÇA OS PLAYERS

Janaína Tadeu, Canal Arte1: O canal adquire em média dez curtas-metragens por ano, especialmente com obras de ficção que possuam um tratamento estético artístico e narrativas lineares, e obras documentais sobre temas ligados ao mundo das artes.

Luis Carlos Soares, Bambu Filmes: Curadoria de curtas, com foco em filmes de ficção, cujas narrativas abranjam a cultura em suas diferentes manifestações, incluindo contextos e diálogos com a infância, meio ambiente, questões de gênero, saúde, terceira idade e temas que abordam a inclusão digital.

Rebeca Mafra, Canal Brasil: O Canal Brasil adquire curtas-metragens para sua programação regular, negociando caso a caso em cada aquisição.

Marina Kezen, Curta!: O canal atua em duas frentes: aquisição de conteúdos prontos (curtas finalizados) e pré-licenciamento de obras via FSA.

Luisa Paes, Elo Company: Trabalha com aquisição de curtas finalizados.

Alexandre David e Danielle Lopes, Encripta (Looke): Negociação de curtas-metragem na plataforma Looke, sobre temas atuais.

Daniela Gouveia, Lança Filmes: Qualidade e possibilidade de carreira em festivais. Representa em torno de cinco curtas ao ano.

Roberto Lima, Lira Filmes: Trabalha em parceria com os produtores em processos de coprodução, com obras voltadas para nichos específicos. Elaboram a estratégia de comunicação e comercialização a partir dessa percepção do público-alvo. 

Margot Brandão, O2 Play: Serviço de distribuição audiovisual incluindo lançamentos em salas de cinema, licenciamento para TV, VOD e outras mídias no Brasil e exterior, atuando como agência de vendas e distribuidora nacional.

Sidênia Freire, SescTV: Adquire curtas-metragens periodicamente, por meio de projetos de curadoria para blocos temáticos e de premiações em festivais nacionais.

Leticia Santinon, SPCine: Investe no curta-metragem por meio de editais de produção, exibição em salas de cinema no Circuito Spcine e streaming no Spcine Play.

Priscilla Ferri, Turner: Adquire curtas acessíveis ao público alvo do canal, especificamente curtas de gêneros específicos (comédia, ação, infantil, etc). Damos preferência para curtas que tenham acima de 10' até 20'.

Juhani Alanen, Tampere Film Festival: Agência de curta-metragem recém-fundada para distribuição de curtas.