Prêmios

Pela primeira vez, o Festival de Curtas oferece uma premiação para o melhor curta-metragem brasileiro selecionado para a Mostra Competitiva. O prêmio será entregue a partir da escolha de um júri convidado. Instituições parceiras, associações e empresas continuam apoiando com vários tipos de incentivos os filmes selecionados pelo público como seus favoritos. 

Pela primeira vez, o Festival de Curtas-metragens de São Paulo oferece um prêmio ao melhor curta-metragem brasileiro. Os filmes concorrentes integram os programas da Mostra Competitiva.
A seleção será feita pelo júri oficial da Mostra e o vencedor receberá o troféu Kinoforum e um prêmio em dinheiro de R$ 10 mil. 

VENCEDOR:
SWINGUERRA, de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca.

O Prêmio Revelação tem como objetivo incentivar os jovens talentos do audiovisual brasileiro em sua próxima produção, da gravação até a finalização de um curta-metragem de até 15 minutos. Para isso, o Festival estabelece parcerias com empresas do setor, que indicam um júri de jornalistas e críticos e oferecem recursos para essa nova empreitada.
Concorrem ao Prêmio Revelação os diretores de curtas brasileiros realizados em cursos de cinema ou audiovisual exibidos na Mostra Competitiva, Mostra Brasil e Cinema em Curso. A seleção também leva em conta um roteiro de até 15 páginas enviado pelos realizadores, expondo o argumento de seu próximo projeto.
O curta-metragem viabilizado pelo Prêmio Revelação tem como compromisso de estrear no 31º Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo.


VENCEDOR
TOMMY BRILHO, de Sávio Fernandes (CE).

O Prêmio Itamaraty para o Cinema Brasileiro, instituído pelo Ministério das Relações Exteriores em 2006, visa incentivar a produção cinematográfica brasileira e sua promoção no exterior por meio de um prêmio a um curta-metragem brasileiro. São elegíveis ao Prêmio quaisquer filmes curta-metragem nacionais com até 15 minutos de duração inscritos e selecionados para a edição do 30º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, desde que não tenham sido feitos em cursos de instituições de ensino audiovisual, como universidades e oficinas de realização. 
O prêmio consiste em:
- Certificado do Prêmio Itamaraty de Melhor Curta-Metragem; Bilhete aéreo para um representante do filme laureado para o "Mercado do Filme Curto", que ocorre no Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont Ferrand (França); Hospedagem em Clermont Ferrand; Dois dias em Paris para visitas junto à indústria cinematográfica da França e US$ 600,00 para custo da estadia em Paris.

VENCEDOR:
SANGRO, de Tiago Minamisawa, Bruno Castro e Guto BR (co-diretor)