Prêmios
Pela primeira vez, o Festival de Curtas oferece uma premiação para o melhor curta-metragem brasileiro selecionado para a Mostra Competitiva. O prêmio será entregue a partir da escolha de um júri convidado. Instituições parceiras, associações e empresas continuam apoiando com vários tipos de incentivos os filmes selecionados pelo público como seus favoritos.
Pela primeira vez, o Festival de Curtas-metragens de São Paulo oferece um prêmio ao melhor curta-metragem brasileiro. Os filmes concorrentes integram os programas da Mostra Competitiva.
A seleção será feita pelo júri oficial da Mostra e o vencedor receberá o troféu Kinoforum e um prêmio em dinheiro de R$ 10 mil.
VENCEDOR:
SWINGUERRA, de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca.
O Prêmio Revelação tem como objetivo incentivar os jovens talentos do audiovisual brasileiro em sua próxima produção, da gravação até a finalização de um curta-metragem de até 15 minutos. Para isso, o Festival estabelece parcerias com empresas do setor, que indicam um júri de jornalistas e críticos e oferecem recursos para essa nova empreitada.
Concorrem ao Prêmio Revelação os diretores de curtas brasileiros realizados em cursos de cinema ou audiovisual exibidos na Mostra Competitiva, Mostra Brasil e Cinema em Curso. A seleção também leva em conta um roteiro de até 15 páginas enviado pelos realizadores, expondo o argumento de seu próximo projeto.
O curta-metragem viabilizado pelo Prêmio Revelação tem como compromisso de estrear no 31º Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo.
VENCEDOR:
TOMMY BRILHO, de Sávio Fernandes (CE).
O Prêmio Itamaraty para o Cinema Brasileiro, instituído pelo Ministério das Relações Exteriores em 2006, visa incentivar a produção cinematográfica brasileira e sua promoção no exterior por meio de um prêmio a um curta-metragem brasileiro. São elegíveis ao Prêmio quaisquer filmes curta-metragem nacionais com até 15 minutos de duração inscritos e selecionados para a edição do 30º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, desde que não tenham sido feitos em cursos de instituições de ensino audiovisual, como universidades e oficinas de realização.
O prêmio consiste em:
- Certificado do Prêmio Itamaraty de Melhor Curta-Metragem; Bilhete aéreo para um representante do filme laureado para o "Mercado do Filme Curto", que ocorre no Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont Ferrand (França); Hospedagem em Clermont Ferrand; Dois dias em Paris para visitas junto à indústria cinematográfica da França e US$ 600,00 para custo da estadia em Paris.
VENCEDOR:
SANGRO, de Tiago Minamisawa, Bruno Castro e Guto BR (co-diretor)
FILMES CONTEMPLADOS:
Prêmio Canal Brasil de Curtas: BONDE, de Gleba do Pêssego (SP).
Prêmio TV Cultura: TEA FOR TWO, de Julia Katharine (SP).
Prêmio SescTV: SANGRO, de Tiago Minamisawa, Bruno Castro e Guto BR (SP) e BEBAAK, de Shazia Iqbal (Índia)
Prêmio Curta! e Porta Curtas: BAILE, de Cíntia Domit Bittar.
Prêmio PlayKids: VIVI LOBO E O QUARTO MÁGICO, Isabelle Santos e Edu Camargo (PR).
Menção TV Cultura para Novos Olhares: FILHO DE PEIXE, de Igor Ribeiro e SORRISO NEGRO, de Laís Motta.
Troféus Borboleta de Ouro: BONDE, de Gleba do Pêssego, ALMA de Santiago León Cuéllar, Wallie Ruy por MARIE e menção honrosa para as Oficinas Kinoforum.
Prêmio ABD: KALUNGA, de Lara Sousa, SPACEWALKERS, de Juan Pablo Caballero, e A ROTINA TERÁ SEU ENQUANTO, de Carlos Adriano.
Destaque ABCA para Melhor Animador: MUEDRA, de Cesar Diaz Meléndez.
O público do Festival, em votações ao final das sessões, elege seus filmes favoritos entre os exibidos nas Mostras Internacional, Latino-americana e Programas Brasileiros. Os dez filmes brasileiros e os dez filmes estrangeiros com maior votação são anunciados na cerimônia de premiação em ordem alfabética e reexibidos no último fim de semana do Festival.
BRASILEIROS:
- Baile (SC, 2019) (Cíntia Domit Bittar)
- Bonde (SP, 2019) (Gleba do Pêssego)
- Dobras (SP, 2018) (Cristian Borges,Francisco Miguez,Pedro Nishi)
- Eu, Minha Mãe e Wallace (RJ, 2018) (Eduardo Carvalho,Marcos Carvalho)
- Mãe Não Chora (SP, 2019) (Carol Rodrigues,Vaneza Oliveira)
- Marie (PE, 2019) (Leo Tabosa)
- Mona (SP, 2019) (Luíza Zaidan,Thiago Schindler)
- Negrum3 (SP, 2018) (Diego Paulino)
- Sem Asas (SP, 2019) (Renata Martins)
- Vigia (RJ, 2018) (João Victor Borges)
INTERNACIONAIS:
- Bebaak (Índia, 2018) (Shazia Iqbal)
- Cadoul de Craciun (Romênia, 2018) (Bogdan Muresanu)
- Elena (Colômbia, 2018) (Jesús Reyes)
- Leoforos Patision (Grécia, 2018) (Thanasis Neofotistos)
- Mi Otro Hijo (Argentina, 2019) (Gustavo Fabián Alonso)
- Nefta Football Club (França, 2018) (Yves Piat)
- Pile Poil (França, 2018) (Lauriane Escaffre,Yvonnick Muller)
- Skin (Estados Unidos, 2018) (Guy Nattiv)
- Untravel (Sérvia, Eslováquia, 2018) (Ana Nedeljkovic,Nikola Majdak Jr.)
- Zombies (Bélgica, Congo, 2019) (Baloji)